quinta-feira, 10 de julho de 2008

Viagens da Jackie – Página 18

Comendo Couve em Bruxelas

E eis que finalmente tive uns dias livres e aproveitei pra dar um pulinho ali na Bélgica. Sim, eu sei, eu estou ridiculamente escrota, e como eu sei que vocês gostam é de ler sobre minhas derrotas, não vou encher-lhes a paciência contando como as cidades são lindas e a cerveja é boa..
Primeiro, um belo vôo Aberdeen-Paris. Pra meu tormento, o único horário possível era às seis da matina de sexta-feira. O que significa estar no aeroporto às quatro, coisa nada cristã. Claro que uma pessoa de bom senso e noção da realidade iria dormir cedo para estar bem-disposta na manhã seguinte.
E é claro também que essa pessoa não sou eu.
Quinta à noite, a máfia já formada abre os trabalhos na Igreja já conhecida. Entre um whisky e outro, párei de dançar lá pelas duas e sbroubles da manhã. Tempo exato de ir pra casa, tomar banho e pegar o táxi.
E o vôo pra Paris é curto.
Chego ao famoso Charles de Gaulle, e ouço os avisos de segurança – algum demente esqueceu sua bagagem em uma das saídas do MEU TERMINAL (claro! O aeroporto é gigantesco, mas claro que tinha que ser no terminal em que eu estava descendo!) e, como nào aparecia pra buscar, a despeito de todos os avisos, o assunto foi tratado como de risco.
O que significa dizer que ninguém entra, ninguém sai.
Como meu celular estava já morrendo, e eu precisava do danado pra ligar pra minha amiga que já estava na França, fui procurar uma tomada pra plugar o infeliz. A única que encontrei foi no espaço de Baby Care. Perfeito, liguei o carregador, sentei na pia e comecei a ler. Não podia ir pra lugar nenhum, mesmo.
Eis que surge o faxineiro. Eu, num francês que faria corar de vergonha qualquer criança de 6 anos com um mínimo de Frere Jacques no ouvido, expliquei que estava ali apenas para carregar o telefone. O bruto, ao ver minha camisa do Brasil-Il-Il, logo começa aquela velha conversa de gringo, aqui já com tecla sap:

- Brasil? Futebol!
- Sim, sim, futebol....
- Pelé!
- Sim, sim, Pelé...
- Ouí! Ouí! Garrincha!
- É, Garrincha, Ronaldo...

E eu só queria um espaço tranquilo pra carregar o telefone e ler meu livro. Mas vá lá. Foi quando o cidadão começou a falar das mulheres brasileiras, as mais bonitas. Agradeci, ainda em dúvida se ele sabia que eu sou brasileira ou se achava que eu estava fazendo uma homenagem ao país. Então ele diz que nós temos fama de população que gosta de sexo. E de pornógrafos. Ensaio um peraí, mermão, não é bem assim... e sou salva pelo gongo, com a entrada de uma senhora e seu bebê. O sujeito sai, eu desço da pia, a moça troca as fraldas da criança, eu retomo meu posto.
E o cara volta. E então, num momento tão surreal que eu pensei fazer parte dum quadro do Dali, se ofereceu pra me comer no banheiro!
Eu não sabia se ria ou se dava uma porrada no cara que, pensando que eu não tinha entendido o que ele disse em francês, começou a fazer mímica de beijinho e dizer ‘L’amour! L’amour!’
Peguei minhas e coisas e me mandei. Hospitalidade francesa é um troço muito esquisito.
Enfim. Um dia mais na cidade-luz, desta vez arrasando num agradável verão – que obviamente ainda não chegou em Aberdeen – e com salsa até 3 da matina, depois de carro até Bruxelas na manhã de sábado, à caça de cerveja, couve e chocolate. Dos três, a única coisa que não vi foi a verdura, o que me faz pensar que minha mãe inventou o nome pensando que sua filha tão chique só comeria vegetais importados.
Pra não perder tempo nem a dignidade, já que de bêbado não tem dono, arrumamos um hotelzinho já na rua da muvuca. Assim, caso o álcool atingisse um nível mais alto, o caminho da cama não era tão complicado.
Mistura de Lapa com Europa, não preciso dizer que fiquei apaixonada, e também doente de ter que sair dali. Bem, menos uma noite de sono, mas dormir pra que....
Depois de um domingo de sol, cerveja e mais risadas, desmaio no avião pra voltar pra cidade de granito.
Nos poucos momentos em que estava desperta, o sol maravilhosamente brilhava num céu limpíssimo. Foi quando o piloto gentilmente informa: “senhores passageiros, preparem-se para o pouso, estamos chegando a Aberdeen”.
Pronunciado o nome da cidade, magicamente o fog se fez presente diante de nós. Quase chorando, pergunto à aeromoça se o nome do piloto é David Coperfield.

Não era. É praga mesmo...

Jaqueline Costa
Que Nunca Mais Lê em Baby Care Room

9 comentários:

Ju Padrão disse...

É Nena, acabei de fazer a alegria do Rodrigo em mais um dia muito boring na FMC!!

Viu só como a minha insistência em te ensinar algum francês rendeu alguma vantagem pra vc!!! Pelo menos vc entendeu o que o cara tava falando....

Beijuuuuuu e saudade

Anônimo disse...

L'amour L'amour...foi demais!Ele ao menos era bonitinho?

Jackie, Jaque, Jaquinha disse...

FEIO PRA PÊNIS!
Se fosse bonito eu poderia ter considerado melhor a oferta....

Jackie, Jaque, Jaquinha disse...

Nena, sua insistência em me ensinar qualquer coisa é sempre bem-vinda e fez de mim uma pessoa melhor - e, neste caso, também livrou-me de ser persona non-gratta ao CDG!
Saudades MIL!

Surfista disse...

Que estranha cultura esses franceses têm, não? Primeiro, não tomam banho. Depois se oferecem assim para uma bimbadinha no toilete. Assim, como quem oferece um copo d'água.

Deve ser uma forma francesa de dizer "você é legal". Imagina se ele quisesse expressar que gostou muito de você.

Unknown disse...

Olas Jackie,
Primeiro vou me apresentar, pois é feio escrever no blog dos outros sem ser conehcido. Temos um amigo em comum que me enviou o link do seu blog (que posso dizer é muito bem feito) ele é um bebe chorao que esta aqui mrando na minha casa, já tive que gastar todo um salário em chupetas para ele (se ainda nao sabe é o Rojones).
Bom sobre a Bekgica eu conheco lugares muito bons por lá e vc perdeu de conhecer as famosas batatas fritas 8eles que invetaram o negógio) e o tb muito famoso chocolate (pelo contrario de que todos dizer o melhor é o Belga e nao o Suico). Bom posso dizer que vc deve ir a Brugges ira gostar bastante.
Sobre a sua aventura no Charles... nao vou dizer nada pois odeio o lugar e o povo de lá.
Nao entendo pq vc chorou por voltar a terra produtora desse elexir dos deuses.. eu ainda irei para esse pais passar em todas as fábricas (só nao sei como vou achar o caminho de volta)
Grussen
Mauro

Jackie, Jaque, Jaquinha disse...

Platinado: nem me fale! Medo medo, muito medo! Hehehehe

Mauro: welcome onboard! Espero q tenha gostado... Rosê tá aí, tá? Tadinho do meu amiguinho... fala q eu não gosto mais dele, eu pedi pra ele cuidar da minha amiga e ele fugiu pra Alemanha!
É, eu sabia q as fritas são originárias da Bélgica - e, quanto ao chocolate, quem disse q eu não comi? No domingo de manhã nós fomos de Bruxelas a Brugges, para umas cervas de cara pro Sol e chocolate, muito chocolate!
Grussen pra você também, seja lá o que for isso! :p

Anônimo disse...

Jackie! vc esta enganada! nao abandonei a Elaine no Brasil, estou trasendo ela pra cá pra ficar mais perto de vc! Aguardemmm... E vc nao imagina a falta que essa mulher me faz jackie... to morrendo de saudade... falta pouco... é o que me consola... beijao!

Anônimo disse...

e desculpa o portugueis... eu to assassinando ele mais a cada dia que passa... é alemao, ingreis... uma salada... beijao!

Uma Emocionante Saga em Busca da Piada Perfeita

"As Páginas do Díário" surgiram meio por acaso, da união de minha paixão por escrever com a necessidade de responder a meus vários muitos amigos a eterna pergunta que não raro pululava em minha mailbox: "onde é que você tá, mulher?"
Pra não responder um por um, os relatos das viagens foram iniciados, e enviados para uma lista de amigos. Um interessante efeito bola-de-neve começou, com amigos mandando os textos para outros amigos, e a lista foi aumentando. Com tanta gente que nem me conhece querendo ler as besteiras que escrevo, só posso concluir uma coisa: como tem gente boba neste mundo! ! !
Para não correr o risco de perder os textos, resolvi colocar tudo na net, para referências futuras, que não serão aceitas como prova por nenhum juiz.
Claro que isto não significa que vou deixar de mandar as páginas do diário por email para meus diletos, seletos, concretos e infelizes leitores!

Cookie é bom, ninguém quer dar!