terça-feira, 7 de setembro de 2010

Socialismo no dos Outros é Refresco

Há um texto que circula pela net e trata de um certo experimento socialista que se deu em uma classe de economia na Universidade Texas Tech. Não sei se isso realmente aconteceu, mas vamos supor que sim... Leiam:
============================================

Um professor de economia na universidade Texas Tech disse que nunca reprovou um só aluno antes, mas tinha, uma vez, reprovado uma classe inteira. Essa classe em particular tinha insistido que o socialismo realmente funcionava: ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e "justo".
O professor então disse: "Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas. Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe e, portanto, seriam "justas". Com isso ele quis dizer que todos receberiam as mesmas notas, o que significava que ninguém seria reprovado. Isso também queria dizer, claro, que ninguém receberia um "A".
Depois que a média das primeiras provas foram tiradas, todos receberam "B". Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.
Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos - eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do "trem da alegria" das notas. Portanto, agindo contra suas tendências, eles copiaram os hábitos dos preguiçosos. Como resultado, a segunda média das provas foi "D". Ninguém gostou.
Depois da terceira prova, a média geral foi um "F". As notas não voltaram a patamares mais altos, mas as desavenças entre os alunos, a busca por culpados, e os palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca dos alunos por "justiça" tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades, e o senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Assim, todos os alunos repetiram o ano.
O professor explicou que o experimento socialista tinha falhado porque foi baseado no menor esforço possível da parte de seus participantes. Preguiça e mágoas foi seu resultado. Sempre haveria fracasso na situação a partir da qual o experimento tinha começado. "Quando a recompensa é grande", ele disse, "o esforço pelo sucesso é grande, pelo menos para alguns de nós. Mas quando se eliminam todas as recompensas ao tirar coisas de uns sem seu consentimento para dar a outrem que não batalharam por elas, então o fracasso é inevitável"

============================================

Claro, o fato de eu ter colocado um ‘vamos supor que sim’ vai ser a munição para eventuais socialistas que dirão que estou usando uma história fictícia para confirmar uma tese só minha. Então tá... no próximo post, uma experiência real, vivida por mim.

Até lá!

Um comentário:

Zé Brazil disse...

Vamos ao PITACO: O q é mais barato?
Investir no ensino público de qualidade ou criar cotas para ter acesso as universidades públicas.
O q é mais fácil? Fazer reforma agrária ou distribuir cestas básica aos "SEM TERRAS" q estão acampados à beira das rodovias.
O Fidel Castro já falou: O SOCIALISMO CUBANO ESTÁ FALIDO!!!

Uma Emocionante Saga em Busca da Piada Perfeita

"As Páginas do Díário" surgiram meio por acaso, da união de minha paixão por escrever com a necessidade de responder a meus vários muitos amigos a eterna pergunta que não raro pululava em minha mailbox: "onde é que você tá, mulher?"
Pra não responder um por um, os relatos das viagens foram iniciados, e enviados para uma lista de amigos. Um interessante efeito bola-de-neve começou, com amigos mandando os textos para outros amigos, e a lista foi aumentando. Com tanta gente que nem me conhece querendo ler as besteiras que escrevo, só posso concluir uma coisa: como tem gente boba neste mundo! ! !
Para não correr o risco de perder os textos, resolvi colocar tudo na net, para referências futuras, que não serão aceitas como prova por nenhum juiz.
Claro que isto não significa que vou deixar de mandar as páginas do diário por email para meus diletos, seletos, concretos e infelizes leitores!

Cookie é bom, ninguém quer dar!