domingo, 5 de setembro de 2010

Waka Waka

Is Time for Africa

Meus dias na África do Sul se extendiam graças a atrasos nos trabalhos em Moçambique. E certamente não seria eu a reclamar do assunto!
Um fim-de-semana a mais, e tantas possibilidades! Eu já havia feito o tour pela cidade e visto tubarões, mas ainda havia safáris, praias, visitar uma ilha de focas...
Peraí, eu disse ilha de focas? Disse, disse sim. Afinal, por que pensam vocês que há tantos tubarões-brancos aqui? Porque este lugar é como um grande self-service para essas amáveis criaturas, que adoram um sushi de foca fresquinho.
Meu destino: Hout Bay, onde simpáticos barquinhos de fundo de vidro levam serelepes turistas até o que é conhecida como Seal Island. E não é do cantor que estou falando!
À espera da partida do barco que me ajudaria a tirar mais fotos para minha National Geographic particular, eu observava os patos que mergulhavam na baía. E vou dizer uma coisa: ou os patos da África do Sul são os melhores praticantes de apnéia do Universo, ou formam uma comunidade maníaco-depressiva que se desloca até Hout Bay para cometer suicídio! No espaço de 30 minutos eu vi uma dezena mergulhar, e nenhum voltando.
A viagem até a ilha não dura mais que vinte minutos – mas são vinte minutos de muita água entrando no barco, graças à velocidade deste e às ondas à entrada da baía. Eu achei um barato, mas a tia que tava do meu lado e tomou uma jatada de água na cara não concordou...
A ilha é tudo que se pode esperar de um lugar habitado apenas por focas. Focas tomando sol, focas nadando sozinhas, focas nadando em pares, focas mergulhando, saltando. Teve uma que tentou um duplo twist carpado e estou certa que só não ganhou o 10 dos juízes porque ninguém teve a decência de tocar Brasileirinho na hora!
Confesso que continuo na dúvida se as focas são os animais mais fofuxos do planeta ou apenas cães d’água fanhos. Mas as fotos e vídeos pagaram toda a viagem!
Claro que se alguém aí quiser comprar as fotos e vídeos eu também não vou me fazer de ofendida...

Voltamos a terra firme próximo da hora do almoço, e agora eu vou pedir licença aos relatos estilo Animal Planet para falar um pouco sobre como é comer fora de casa quando você é vegetariana e brasileira.

Muitas pessoas me perguntam como eu conseguia ser vegetariana no Brasil. Suas mentes condicionadas pelas centenas de churrascarias-rodízio espalhadas pelo mundo estampando em seus outdoors Cozinha Brasileira os faz pensar que quando o jornaleiro não tem moedinhas à mão ele nos dá um pedaço de picanha de troco quando compramos O Globo.
Na verdade, não há a menor dificuldade em ser vegetariana no Brasil e acompanhar seus amigos em um almoço no Porcão. Sempre há uma grande variedade de saladas, sem contar o queijo na brasa e o pão-de-alho.
Difícil mesmo é encontrar uma opção que seja em restaurantes de frutos-do-mar que não leve pelo menos um camarãozinho!
Eu até entendo o pensamento deles. Por que diabos alguém vai se sentar num lugar cheirando a peixaria, se não for pra comer peixe?

O problema é que em Hout Bay há apenas um restaurante.
Adivinhem do quê?

Jaqueline Costa

Fruto-do-mar só Banana-D’água

Nenhum comentário:

Uma Emocionante Saga em Busca da Piada Perfeita

"As Páginas do Díário" surgiram meio por acaso, da união de minha paixão por escrever com a necessidade de responder a meus vários muitos amigos a eterna pergunta que não raro pululava em minha mailbox: "onde é que você tá, mulher?"
Pra não responder um por um, os relatos das viagens foram iniciados, e enviados para uma lista de amigos. Um interessante efeito bola-de-neve começou, com amigos mandando os textos para outros amigos, e a lista foi aumentando. Com tanta gente que nem me conhece querendo ler as besteiras que escrevo, só posso concluir uma coisa: como tem gente boba neste mundo! ! !
Para não correr o risco de perder os textos, resolvi colocar tudo na net, para referências futuras, que não serão aceitas como prova por nenhum juiz.
Claro que isto não significa que vou deixar de mandar as páginas do diário por email para meus diletos, seletos, concretos e infelizes leitores!

Cookie é bom, ninguém quer dar!